VacBras Transportes de Resíduos, Desentupimentos, Limpeza de Fossa e Limpeza de Caixa de Gordura
2 - 3
<
>
Serviço de Limpeza de Caixa D'Água em Curitiba,
Região Metropolitana, Litoral e Interior
A Vacbras transporte e desentupimento está qualificada a executar todas as etapas de desinfecção e limpeza de caixa d’água e reservatório d’água seguindo rigorosamente os padrões estabelecidos. Os estabelecimentos comerciais, industriais e condomínios, a limpeza de caixa d’água e reservatório d’água deve ser realizada de 6 em 6 meses é conforme exigido por lei.
Nossos profissionais estão preparados para limpeza de todos os tipos de reservatórios: residenciais, comerciais, condomínios e indústrias, sejam eles elevados ou subterrâneos.
TIPOS DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA:
• Caixas de água – localizadas no alto das casas ou prédios;
• Cisternas – localizadas ao nível da rua ou subterrânea, que recebem a água da SANEPAR e depois é bombeada para as caixas;
• Cisterna de águas pluviais – Recolhe água de chuva para ser usado em lavagem de pisos e regar plantas;
• Torre – Caixas de grande capacidade colocadas em torre elevada.
POR QUE FAZER?
É muito importante que a caixa d’água seja limpa de 6 em 6 meses, para garantir que o abastecimento de água seja saudável. Ao longo de seu percurso, a água tratada e fornecida pela estação de tratamento, carrega partículas de sujidades que se depositam nos reservatórios e acabam formando um lodo no fundo e nas paredes dos mesmos. Esse meio propicia o aparecimento de germes, fungos e bactérias, e se não estiver bem fechado e permite a entrada de pó e pequenos animais.
LEIS E RESOLUÇÕES QUE DETERMINAM A LIMPEZA A CADA 6 MESES:
Lei Estadual nº 13331, de 23 de novembro de 2001 (Código de Saúde do Paraná)
Art. 188. Os reservatórios terão a superfície lisa, impermeável e resistente, não podendo ser revestida de material que possa contaminar a água e serão providos de:
VII. Será obrigatória a limpeza periódica dos reservatórios de água, por período não superior a seis meses.
Lei Municipal Nº 10540 DE 4 DE Setembro DE 2002
"Obriga a execução de limpeza periódica das caixas d'água, conforme especifica."
A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:
art. 1º. Os hospitais, laboratórios, farmácias de manipulação, escolas públicas e particulares, creches, lanchonetes e restaurantes, indústrias alimentícias, frigoríficos, panificadoras e prédios públicos, deverão providenciar a limpeza e desinfecção de suas caixas d'água, num prazo máximo de 06 (seis) meses.
Problemas Frequentes
Odor, aspecto e sabor estranho
o padrão da água é sempre ser incolor, inodora e insípida, mas devido à micro-organismos e sujeiras presentes no reservatório podem acarretar problemas na qualidade d'água devido a impurezas.
Transmissão de Doenças
Toxinas prejudiciais liberadas por algas, bactérias e protozoários causam sérios problemas à saúde. Quem consumir essa água contaminada pode estar colocando a sua saúde em sério risco. Doenças que podem ser transmitidas: Amebíase, Giardíase, Gastroenterite, Febres tifóide e paratifóide, Hepatite infecciosa e Cólera.
Mosquitos e Pernilongos
Se a caixa d’água estiver aberta ou mal vedada, ela pode ser o ambiente perfeito para a fêmea de um mosquito que queira depositar seus ovos. Isso porque após a eclosão, acontece a fase aquática do ciclo de vida dos mosquitos.
Caixa d’água mal conservada
A inspeção realizada semestralmente é importante também para identificar vazamentos, aberturas, furos na caixa. Um acesso como esse pode aumentar a sujeira acumulada e ainda permitir a entrada de insetos e animais.
PASSO A PASSO DA LIMPEZA
• Esvaziamento parcial da caixa d'água;
• Remoção de sujidade com esfregação e jatos d'água;
• Verificação da integridade da estrutura;
• Esvaziamento por completo;
• Desinfecção com hiploclorito de sódio;
• Vedação da caixa d'água;
• Reabastecimento;
• Entrega do certificado/Laudo